O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu no mês de agosto 7.870 trotes. campanhas educativas a fim de reduzir o número de trotes. Foram registradas 31.418 chamadas, sendo que , 25% eram ligações falsas.
O problema acontece mesmo com as Blitz – Sou amigo do Samu da Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, são realizadas, em média, cinco blitz educativas por ano nas principais ruas e avenidas da capital, em parceria com todos os órgãos públicos de controle, e em shoppings e escolas, com os slogans “Sou amigo do Samu– uso cinto de segurança”, “Sou amigo do Samu – não uso celular ao volante”, “Sou amigo do Samu – uso capacete”, “Sou amigo do Samu – dou passagem às ambulâncias, “Sou amigo do Samu – não passo trotes”.
A superintendente informa, ainda, que as pessoas que por ventura forem multadas ao dar passagem a uma ambulância, podem recorrer. “Se, por ventura, aquele carro que deu passagem para uma ambulância receber uma multa, nós fazemos uma declaração ao Detran ou à Polícia Rodoviária Federal informando o motivo com dia e horário, e assim a multa pode ser retirada”, disse Conceição.
Fonte: ASN