O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual capitão Samuel (PSL) informou durante debate promovido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) a respeito das Políticas Públicas de Segurança Pública que tem insistido com a presidência da Alese para que a casa legislativa atenda a um pedido antigo da oposição, lançar uma campanha publicitária educativa contra as drogas através da mídia. “Se a oposição for atendida daremos um grande passo no combate as drogas e consequentemente a redução da criminalidade”, acrescentou Samuel sugerindo que as verbas de subvenções sejam utilizadas para orçar a campanha.
Samuel entende que só com educação pode haver uma redução no consumo de drogas pelos jovens. O parlamentar acredita que ao tomar conhecimento dos efeitos maléficos das drogas e das consequências sociais muitos adolescentes evitariam o primeiro contato. “Se houver empenho dos órgãos públicos em massificar o assunto com peças publicitárias, cartilhas educativas e palestras em escolas e mais a colaboração da sociedade civil eu tenho certeza que os índices reduziriam significativamente”, comenta.
Como profissional da área de segurança pública, o deputado Capitão Samuel, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, aproveitou o debate para cobrar ações concretas para minimizar o problema da insegurança que assola todo o Estado de Sergipe. Uma das ações prioritárias para reduzir a violência, segundo o parlamentar, é investir seriamente no combate às drogas. “As drogas são as grandes responsáveis pela incitação à violência”, afirmou.
Outro benefício previsto pelo deputado Samuel, com a campanha educativa, é minimizar o trabalho da polícia e acabar com o sofrimento de milhares de famílias que não sabem o que fazer com seus jovens perdidos no mundo da criminalidade. “Volto a bater na tecla que a questão das drogas não se resolve com as polícias, estadual, federal, exército, se resolve conscientizando o adolescente que as consequências são as mais terríveis para ele e a sua família”, completa.
Maior efetivo
Durante a discussão na Procuradoria, o deputado Capitão Samuel destacou ainda o excelente desempenho das Polícias Civil e Militar na elucidação de graves crimes, mesmo sem terem condições adequadas de trabalho. Ele aproveitou para cobrar a convocação de aprovados em concurso público, visando aumentar o efetivo policial e garantir mais tranquilidade à população sergipana. “Não temos como melhorar a segurança pública sem homens nas ruas para proteger a população”, enfatizou.
Samuel cobrou ainda o curso de capacitação para os vigilantes públicos e sugeriu ao secretário da Segurança Pública, inclusive apresentou requerimento à mesa diretora da Alese hoje (9), que seja feita a junção das polícias com os vigilantes, porque entende que é uma somação dos esforços e os vigilantes ajudariam no combate a violência nas escolas, onde têm sido registradas várias ocorrências contra alunos e professores. “Se todos se somarem podemos ter resultados melhores, é só ter boa vontade e aceitar as sugestões de todos os setores, e eu como oposição tenho a obrigação de sugerir”, finalizou.
Foto: Cásar Oliveira/ Alese
Por: Glice Rosa
Jornalista – DRT-629
Assessoria de Comunicação Capitão Samuel