A água é um recurso vital para a sobrevivência de todos os seres vivos e desempenha um papel fundamental em diversos aspectos da nossa vida cotidiana. No contexto do saneamento básico, compreender a importância da água é essencial para promover a saúde pública e preservar o meio ambiente. A Prefeitura de São Cristóvão e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), trabalham para garantir água de qualidade na torneira de toda a população, mas alguns cuidados são fundamentais para a preservação desse bem natural e viabilizar um abastecimento satisfatório à todos os sancristovenses.
O diretor-presidente do Saae, Carlos Melo, destaca que o período de calor intenso pelo qual o Brasil está passando, faz aumentar significativamente o consumo de água e torna ainda mais desafiadora a gestão desse recurso.
“Foi calculada a quantidade de usuários que nós temos e há água suficiente para atender a população. Só que quando o consumo de água é maior, com certeza, vai faltar em alguns pontos, isso é o que acontece no Brasil inteiro. Para as pessoas que moram nos pontos mais baixos das cidades, geralmente não falta água, mas à medida que o consumo é elevado, pode faltar nas regiões mais altas”.
Carlos Melo explica que o Saae realiza todos os esforços para garantir que todos os dias a água chegue à torneira de toda a população, mas algumas interrupções podem ocorrer durante o dia, especialmente nos horários de maior consumo de água. Uma medida que pode melhorar a gestão do recurso natural nas residências é a adoção de reservatórios de água, como caixas d’água e cisternas.
“Uma medida que pode auxiliar é o uso de reservatório. Porque o sistema não para, funciona a todo momento. Pode ter problemas técnicos que podem interromper de forma temporária, mas todos os dias a água chega às torneiras. Portanto, se houver uma reserva adequada, certamente, a água não vai faltar”.
A secretária de meio ambiente, Janine Menezes de Oliveira, ressalta a importância do uso consciente e da adoção de práticas sustentáveis para a preservação da água.
“É responsabilidade de todos zelar pela qualidade da água, adotando práticas sustentáveis de consumo e descarte de resíduos. A implementação de sistemas eficientes de saneamento básico, o tratamento adequado dos efluentes e a conscientização da população sobre a importância da preservação da água são medidas cruciais para assegurar um futuro sustentável e saudável para as gerações presentes e futuras. Ao protegermos a água contra a poluição, estamos investindo na qualidade de vida e na sustentabilidade do nosso planeta”.
Confira algumas medidas que podem evitar desperdício de água:
Cronometre o banho
Desligue a torneira ao escovar os dentes
Ensaboe todas as louças de uma só vez
Limite o uso da máquina de lavar
Reaproveite a água da máquina de lavar
Não lave calçadas com mangueira
Implemente a descarga com válvula de duplo acionamento
Verifique e corrija quaisquer vazamentos
Feche bem as torneiras
Lave o carro com baldes
Por: Ascom/São Cristóvão