A Prefeitura de São Cristóvão, por meio de um convênio com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) iniciou nesta quarta-feira, 26, a castração de cães e gatos. A esterilização dos pets vai acontecer duas vezes por semana no Hospital Veterinário Universitário da UFS (HVU) e, a partir do próximo mês, no veículo castramóvel.
A meta é a realização de 500 procedimentos até o fim do convênio. O cadastramento segue disponível para tutores e protetores animais, através dos formulários digitais que estão disponíveis no site da Prefeitura de São Cristóvão. Os formulários abrangem os cães e gatos da população em geral, e um cadastro específico destinado a protetores independentes/ONGs.
“O controle populacional é um pilar do programa municipal de guarda responsável, que promove o conceito de bem-estar animal e combate o abandono”, como define a secretária de meio ambiente, Janine Menezes.
O prefeito Marcos Santana considera a iniciativa como fundamental, e pontua que esse era um desejo antigo da gestão e que agora se torna realidade:
“É um momento fundamental para a nossa política de guarda animal com segurança e de saúde pública, que há muito tempo nós estamos lutando para implementar, enfrentando muitos desafios. Mas hoje, com o início das castrações, nós vamos poder oferecer um serviço para a nossa população que raramente é ofertado pelas administrações municipais em Sergipe”.
Foto: Dani Santos
Por: Yago de Andrade Santos/Ascom São Cristóvão