Com o objetivo de alertar a população em relação aos riscos do cigarro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará na próxima quarta-feira, dia 31, às 14h, palestra educativa em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, no Centro de Especialidades Médicas (Cemar – Siqueira Campos).
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o tema da campanha realizada pelo Ministério da Saúde (MS), este ano, é: “Precisamos de alimentos e não de tabagismo”. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no país.
Segundo a gerente do Programa de Tabagismo da SMS, Jenifer Sobral, a ação terá palestra motivadora com a presença de representantes do Programa de Tabagismo do Estado e do Hospital Universitário.
“A médica pneumatologista do programa municipal, Ana Paula Argolo, irá palestrar, trabalhando a meditação e o desenvolvimento de praticas holísticas, no tratamento do tabagismo. Também iremos contar com a participação de pacientes, que já foram acompanhados pelo programa, com depoimentos de quem já parou o uso do fumo, como também dos novos pacientes”, explica Jenifer.
Programa de Controle de Tabagismo
Durante todo o ano, pessoas com o desejo de parar de fazer uso do tabaco têm acesso ao Programa de Combate ao Tabagismo. Ainda de acordo com a coordenadora, é muito importante que o fumante procure o tratamento por livre e espontânea vontade para que os resultados sejam alcançados com mais facilidade.
“O serviço é porta aberta e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, dentro do prédio do Cemar. O Programa é destinado às pessoas residentes em Aracaju, que devem apresentar o comprovante e o cartão do Sistema Único de Saúde. Quando a pessoa busca o serviço, ela é direcionada para consulta com a médica pneumologista e recebe medicação, quando necessário. O Programa também realiza atendimentos em grupo, sempre com a proposta de acolhimento, auxiliando os usuários nessa mudança de hábitos, sem o fumo”, enfatiza a gerente.
Por: Agência de Notícias de Aracaju