O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue empenhado no combate à Sífilis. Na manhã dessa terça-feira, 18, ocorreu na Sociedade Semear mais uma etapa de capacitação organizada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
O Seminário de Atualização do Dia da Sífilis, que foi direcionado aos médicos e enfermeiros da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica dos 75 municípios sergipanos, além das maternidades e hospitais regionais, integra o Plano Estadual de Eliminação da Sífilis Congênita, lançado pela SES em julho e ocorre na semana em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Sífilis, lembrado no terceiro sábado do mês de outubro.
Para a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Giselda Melo, após três meses do lançamento do Plano Estadual de Eliminação da Sífilis Congênita, esse é um momento para avaliar os avanços e dificuldades junto aos profissionais.
“Até agora, mais de mil profissionais da Atenção Básica e rede hospitalar já foram capacitados para o diagnóstico e tratamento da doença”, revela.Segundo Giselda, de janeiro até setembro já foram notificados 143 casos de sífilis congênita e 211 de sífilis em gestantes. Números superiores ao ano de 2010, em que foram notificados 159 e 197 casos respectivamente.
“Esse aumento momentâneo se justifica pelo trabalho que estamos desenvolvendo na organização da rede e na busca ativa nas maternidades para estimular a notificação e o tratamento adequados”, assegura.
Fonte: http://www.ses.se.gov.br