A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Aracaju recebeu, na tarde desta terça-feira, 04, representantes do Ministério da Saúde e da Saúde Estadual para detalhar os ajustes finais das “Ações Inovadoras de Combate à Esquistossomose”. Aracaju está entre as cinco capitais brasileiras selecionadas para a implantação deste trabalho que objetiva a eliminação do foco de transmissão da doença.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, a busca por novos casos da doença será o principal trabalho realizado pelas equipes de saúde. “A participação da representante da Coordenação Nacional de Combate à Esquistossomose, Jeanne Marie da Rocha Marcelino veio respaldar o trabalho de combate à Esquistossomose que vamos iniciar em Aracaju nas próximas semanas. Esse acompanhamento vem ajustar as dificuldades da implantação destas ações que futuramente resultarão em benefícios para a população”, enfatizou Tereza.
Segundo informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes, o trabalho terá público alvo em Aracaju, considerados prioritários e de maior endemicidade para a Esquistossomose. “Faremos um levantamento das áreas priorizadas, concentrando nosso trabalho nos bairros Coqueiral, Santa Maria, Lamarão, Jardim Centenário e Soledade. Além deste trabalho deveremos desenvolver junto à comunidade outros trabalhos educativos para que eles evitem a doença também”, explicou Raulinna.
Fonte: PMA