Nesta quarta-feira, 31, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco que traz este ano o tema este ano ‘Precisamos de comida e não de tabaco’. Em virtude da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, reforça o alerta de prevenção e cessação de controle do tabagismo a fim de disseminar os riscos para a população.
Em Sergipe, durante os três quadrimestres de 2022, foram assistidos 1.476 pessoas, sendo 635 do sexo masculino e 841 do sexo feminino. Já no número de atendidos foram 1.357 pessoas, mas somente 836 concluíram o tratamento. Ainda conforme os dados da Política Nacional de Tabagismo, 1.152 pessoas tiveram que usar medicação e 205 já não precisaram usar medicamentos na 4ª sessão.
Estima-se que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos com o cultivo e a produção de tabaco causando danos ecológicos globais como mudanças climáticas a longo prazo. Nesse sentido, a campanha global da Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza a importância do tema em mobilizar os agricultores a mudarem suas plantações para culturas sustentáveis e nutritivas.
Segundo a referência técnica do Programa Tabagismo da SES, Ivete Góis, a Secretaria da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde/INCA vem fortalecendo a prevenção por meio de ações. “Nossa mobilização junto às Secretarias Municipais de Saúde tem o objetivo de prevenir e reduzir a prevalência de fumantes e consequentemente a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco no Estado”, explicou a referência técnica.
É importante lembrar ainda que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco que podem ser usados de diversas formas como fumado, inalado, aspirado, mascado ou absorvido pela mucosa oral. Todos contém nicotina e causam dependência e risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Além disso, o Programa Tabagismo continua realizando ações de capacitação em parceria com o Ministério da Saúde/INCA na prevenção e sensibilização por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) destinado a professores e técnicos do programa PSE. Ainda, o Programa Tabagismo, através da SES, realiza a capacitação de cessação e redução do tabaco para técnicos e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios.
A ex-tabagista, Carla dos Santos Monte, relatou que o programa ajudou muito na luta contra o vício. “Comecei a fumar com 12 anos de idade, pois via outras pessoas fumando e acabei viciando. Uma colega me inscreveu no grupo do programa e no início foi muito difícil, mas com ajuda dos profissionais e tratamento, já estou sem fumar há cinco anos”, contou.
Com Informações: SES