A Secretária Municipal de Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, afirmou nesta segunda-feira, 21, no programa Giro da Notícia da Rádio Cultura AM670, aos radialistas Claudio Leite e Flávio Lima, que este ano a prefeitura não vai atender a reivindicação dos professores quanto ao pagamento do piso do magistério, que é em 2017 R$ 2.298,80.
A secretária disse que hoje é inviável pagar o reajuste do piso, tendo em vista para pagar aos ativos a PMA utiliza 97% do repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), tendo que complementar o restante com recursos do tesouro municipal. Outro problema segundo é o pagamento dos inativos, que representa 2/3 da folha.
Para Maria Cecília o pagamento do piso comprometeria o custeio da educação, precarizando outros serviços da pasta, como limpeza. Ela disse que vai propor ao Sindipema (Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju) a abertura de uma rodada de negociação em 2018, com novas bases, e com uma nova realidade financeira da prefeitura.
Lembrando que os professores estão em greve desde o ultimo dia 16, no inicio do segundo semestre, cobrando o pagamento do piso.