A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está promovendo o ordenamento das matrículas em toda a rede estadual de ensino. A ação tem por objetivo organizar e ajustar as demandas dos alunos, para melhor atender os estudantes que procuram as unidades de ensino.
De acordo com a diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, o ordenamento é algo que acontece normalmente todos os anos. Segundo a diretora, antes do período de matrículas foram realizadas reuniões com as 86 escolas da rede, por bairros, para definir a situação de cada uma.
Ela cita como exemplo, o bairro Bugio, onde há cinco unidades de ensino da rede estadual. “Como algumas escolas tinham mais procura pelo ensino fundamental menor e outras para o ensino fundamental maior, fomos ajustando de forma que as escolas tenham uma matrícula homogênea, sem superlotação em um colégio e quase ninguém em outro”, explicou.
“O ordenamento é feito para organizar as demandas e para ter dentro da escola e do turno, alunos com uma faixaetaria mais homogênea e o projeto pedagógico voltado para isso”, afirmou, explicando que além de ajustar as matrículas, há também outros benefícios no ordenamento, como organizar questão do transporte dos alunos para as escolas.
Por: Elton Coelho – Ascom SEED
Fotos: Eugênio Barreto/SEED