Durante o verão a prática de esportes aquáticos cresce consideravelmente. E os aracajuanos não ficam fora da estatística, lotando praias, rios e áreas abertas de lazer para se exercitar.
Com o sentido de incentivar ainda mais a procura de esportes náuticos, a Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) está organizando o Festival Náutico, uma manhã de competições esportivas realizadas no rio Vaza-Barris e na Orla Pô do Sol.
Uma reunião com os representantes de modalidades aconteceu nesta segunda-feira, dia 3, na secretaria, para definir os últimos detalhes.
O evento acontece no próximo sábado, dia 8, das 8 às 12h, e vai reunir competições de Remo (categorias Master e Juvenil – feminino e masculino), Stand Up Paddle (feminino e masculino), barco de pesca, barcos de competição e Jet Ski, além de uma competição especial de quadriciclos, planejada para movimentar também a parte terrestre da Orla. Ações pensadas em consonância com a secretaria especial de Cultura, para oferecer opções diversificadas na capital.
“A Funcaju irá realizar um evento a tarde, no mesmo local, com objetivo de levar cultura, através de atrações musicais com palco direcionado para o rio. Pegando carona pensamos em complementar as atividades e convidar representantes de esportes aquático, além do Quadri Club que integrará as competições do Festival”, explicou o coordenador de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova.
O presidente da Federação Sergipana de Remo, Geraldo Porto, confirmou presença da modalidade na competição. “Estaremos abrilhantando esta festa com nossos associados e esperamos todos que tenham algum interesse em participar do remo. Para isto estamos colocando 15 barcos à disposição, para as categorias amador e profissional”, disse o presidente.
Já a competição de Jet Ski espera cerca de 100 competidores nas categorias 1100 cilindradas, 1300 cilindradas, 1.8 e acima de 300 cavalos (categoria especial). Os representantes da Jet Multi Marcas, Orlando Firmino e Ivan Rabelo, também compareceram à reunião.
“As pessoas estão acostumadas a se encantar com a beleza do rio, fora da água. Imagine apreciar as belezas da orla dentro do rio?”, sugeriu Orlando.
Enquanto esportistas e a população se encantam com o esporte na água, uma novidade que está tomando conta das areias convida olhares e chama todos que gostam de aventura sobre rodas. Com a oportunidade o representante do Quadri Club de Sergipe, Bruno Cruz, não perdeu tempo e se uniu a Sejesp, para integrar as atividades do Festival.
“É a primeira vez que estamos tendo a oportunidade de integrar um evento esportivo e sem dúvida a Sejesp está de parabéns com esta iniciativa. Estaremos participando da prova 150/200 metros, com confirmação dos 38 esportistas que integram nossa associação. Esperamos no mínimo 60 participantes e agradecemos o apoio da secretaria, que nos disponibilizou os toldos e caminhões-pipa para tornar possível toda a estrutura necessária, durante a realização das provas”, comentou Bruno.
Inscrições
Os interessados em participar das provas devem procurar o representante de cada modalidade através dos contatos telefônicos. As inscrições são gratuitas.
*Remo – Geraldo Porto (9995-5633)
*Barcos – Joel Oliveira (9964-9941)
*Stand Up Paddle – João Paulo (9966-0768)
*Jet Ski – Orlando Firmino (9828-9937)
*Quadriciclo – Bruno Cruz (9920-0090)
Por: Michelle Almeida /Jornalista
Fotos meramente ilustrativas: http://mamalhandra.blogspot.com.br/2010/04/i-festival-nautico-paralelo.html