A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai promover, de 9 a 13 de maio, cursos de Educação Alimentar e de Agente Multiplicador para técnicos da merenda escolar das escolas da rede estadual de ensino localizadas em Aracaju e na grande Aracaju. O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, assinou uma parceria com o SESI Cozinha Brasil para a realização das formações. A capacitação ocorrerá no Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto, em Aracaju. Nessa primeira fase serão capacitados mais de 250 técnicos da merenda escolar.
O objetivo da parceria, de acordo com o secretário, é promover o melhor aproveitamento dos alimentos, manipulação adequada, execução de medidas que contribuam com a otimização dos trabalhos e formação de técnicos multiplicadores.“Nutricionistas do SESI orientarão os merendeiros da Educação em como adquirir hábitos alimentares saudáveis e utilizar os alimentos integralmente, melhorando o estado nutricional dos alunos”, afirma Sandra Coêlho, diretora de Recursos Humanos da Seed.Os cursos serão coordenados pelo Departamento de Recursos Humanos/Rede Qualivida e Departamento de Alimentação Escolar. Eles terão modalidade presencial com práticas supervisionadas.
Os interessados deverão procurar o Departamento de Alimentação Escolar para fazer as inscrições. Haverá três turmas, com carga horária de 10 horas/aula, e uma turma de agente multiplicador, com carga horária de 24 horas/aula.
“Quem já se inscreveu deve ligar para os telefones 3179-2276 ou 3179-2772 confirmando a participação, e quem não se inscreveu deve procurar imediatamente o Departamento de Alimentação Escolar para fazer a inscrição, pois são poucas vagas”, esclarece Ednéia Sobral, diretora do Departamento de Alimentação Escolar.
Em um segundo momento, a SEED tem a intenção de assinar um novo termo de cooperação técnica para levar a unidade móvel do SESI ao interior, como forma de capacitar também os merendeiros das escolas das nove diretorias regionais de educação.
Fonte: Portal da Educação