A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi tema de audiência na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Trata-se da iniciativa do gestor da pasta da Saúde do Governo do Estado, Antonio Carlos Guimarães, em solicitar que os parlamentares pudessem tomar conhecimento sobre detalhes do órgão através da prestação de contas da gestão.
Em mais de quatro horas de reunião, realizada na sala de comissões do primeiro andar da Alese, o secretário de Estado da Saúde apresentou aos parlamentares, de forma detalhada, os gastos, investimentos e custeio das ações e serviços de Saúde, bem como o número de servidores contratados pela SES em cada um dos regimes jurídicos no primeiro semestre do ano de 2011.
Essa prestação de contas também envolveu os números das três Fundações Estatais de Saúde (Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Fundação de Saúde Parreiras Hortas (FSPH)), bem como os contratos das instituições.
Outro ponto de prestação de contas diz respeito à rede de serviços conformada a partir da Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe.
Nesse ponto, o gestor apresentou os resultados já alcançados pela nova rede assistencial que ainda está em fase de implementação em todo território sergipano e os desafios que ainda têm de ser superados para que o SUS funcione de maneira integral no Estado.
“Nós viemos até aqui para nos relacionar com os parlamentares conversando e atendendo todos os questionamentos que nos fizeram apresentando números de funcionários, produção, situação da rede e o que está ocorrendo no SUS.
Nós pudemos mostrar os problemas, mas também apontamos indicadores epidemiológicos que comprovam a melhoria do SUS”, disse Antonio Carlos Guimarães.
Fonte: Por Jorge Marques, Ascom/SES