A Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), em parceria com o Escritório Social do Estado de Sergipe, estrega na amanhã dessa sexta-feira, 23, a partir das 10h, no Fórum Olímpio Mendonça entregando os cartões dos egressos do sistema prisional do Estado de Sergipe.
Com a finalidade de atendimento às pessoas que estão em cumprimento dos regimes processuais semiaberto e aberto-condicional, e seus familiares, o Escritório Social orienta e auxilia no acesso a serviços, programas, projetos, benefícios e auxílios existentes no território em que reside.
Realiza também a interlocução com a rede intersetorial, incluindo os atores comunitários como os movimentos sociais, associações de moradores, instituições que atuem no fortalecimento da promoção e proteção da igualdade e cuidado familiar.
A parceria com a Seias contemplará inicialmente em torno de 77 usuários, sendo 68 pessoas oriundas do município de Aracaju, um da Barra dos Coqueiros, dois de Nossa senhora do Socorro, 01 de Estância, 01 de Pirambu, 01 de Itaporanga, 01 de Capela e 02 de São Cristóvão, com 908 atendimentos realizados desde o início das atividades.
O objetivo principal é oferecer suporte pós saída do sistema prisional e estimular a autonomia e empoderamento na busca por direitos desenvolvendo atividades em regime de coparticipação visando à emancipação e autonomia dos usuários que já passaram ou ainda que cumprem condicional, a partir do mapeamento e mobilização desse público junto às políticas públicas.
*Atendimento*
O Escritório Social disponibiliza o atendimento via aplicativos de mensagens e telefones institucionais para sanar quaisquer dúvidas e/ou demandas oriundas dos egressos de outros municípios, sendo que não há um período preestabelecido de acompanhamento, tendo em vista a determinação judicial do cumprimento de condicional a cada 60/90 dias.
O serviço se estende também àqueles que não possuem condições socioeconômicas para o deslocamento até o Fórum. Lembrando que os atendimentos presenciais seguem à disposição do público-alvo do serviço.
Sob as coordenações de Luzimary Fernanda Batista e Geísa Garcia Bião Luna Franca João Henrique – psicólogo; Patrícia Figueirêdo – assistente social; e Roberta Cruz – assistente social, o Fórum Olímpio Mendonça está localizado no Conjunto Orlando Dantas, na rua Central Três.
O serviço possui como referência, a Secretaria de Estado Geral de Governo, a Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e o Conselho Nacional de Justiça através do Programa Fazendo Justiça, em funcionamento efetivo desde novembro de 2020.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Comunicação SEIAS <[email protected]>