Desde 2013, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), está inserida nas discussões sobre conceitos e técnicas sustentáveis levantadas em encontros do secretariado das 27 capitais brasileiras (CB27). Na segunda semana de março, nos dias 11, 12 e 13, Aracaju teve a oportunidade de sediar o II Encontro dos Secretários Municipais do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras da Regional Nordeste e apresentar o projeto de inclusão de apenados no mercado de trabalho desenvolvido na cidade.
A ideia é contratar a mão de obra de apenados através de convênio com o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe para cuidar de praças, parques e jardins. Com a apresentação do projeto, outras capitais brasileiras deverão implementar a iniciativa.
“Diante das dificuldades em obter financiamentos junto aos fundos do meio ambiente nas esferas federal e estadual, os secretários das capitais do nordeste e representantes do CB27 decidiram incentivar a adoção de projetos que possam ser objeto de parceria com iniciativa privada e órgãos da própria estrutura administrativa do Estado, tomando como exemplo Aracaju, Salvador e Belo Horizonte”, explicou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.
A iniciativa com apenados rendeu à Aracaju um exemplo de prática sustentável. Outras cidades também deram relevantes contribuições através dos casos de sucessos apresentados pelos secretários das cidades de Maceió, Natal, Teresina, Recife e Salvador.
A Fundação Konrad Adenauer intercambiou as atividades desenvolvidas na CB27 para promoção de discussões sobre o meio ambiente e Aracaju apresentou ainda seu planejamento estratégico e ações desenvolvidas na capital, recebendo incentivo dos gestores ambientais das cinco capitais nordestinas. Além do secretariado, a Sema recebeu contribuições de entidades, como: Iclei; Carbon Disclosure Program (CDP); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Por: Ascom da SEMA / PMA