A Prefeitura de Aracaju, através da Assessoria Técnica LGBTQIAPN+, que integra a Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria Municipal da Assistência Social, com o objetivo de celebrar no próximo dia 29 de janeiro o Dia Nacional da Visibilidade Trans, realizou nesta segunda-feira, 22, na sede da Casa dos Conselhos Municipais, localizado no centro da capital, a primeira capacitação com o tema “Respeitando a Identidade de Gênero das Pessoas Trans”, tendo como público-alvo recepcionistas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).
A capacitação de profissionais que atuam nos Cras e Creas tem como objetivo a oferta de um atendimento mais humanizado e levar conhecimento técnico sobre o debate de gênero das pessoas travestis e transexuais e fomentar que o seguimento de pessoas Trans visualizem os equipamentos como referência para a busca de serviços espontâneos que são ofertados e como porta-aberta para o acesso aos programas sociais. Na quinta-feira, 25, acontecerá mais uma roda de debates e palestras com cadastradores do Cadastro Único (CadÚnico) e educadores sociais.
Para o recepcionista do Cras Enedina Bonfim, localizado no bairro América, José Alisson Santos, a capacitação é importante para melhorar cada vez mais o atendimento ao público LGBTQIAPN+. “Eu acho que é muito importante, porque o Cras é a porta de entrada para o público LGBTQIAPN+ e a gente que faz o primeiro atendimento logo na entrada, que recebe, conversa com eles e procura entender qual a situação que a pessoa está passando. A gente é a primeira pessoa a abordar, passa informações, que depois encaminha para o cadastrador, para o assistente social, para a coordenação, por exemplo”, disse.
Reprodução: Portal Imprensa1
Fotos: Mateus Souza / Assistência Social
Por: Assistência Social de Aracaju/PMA