Atores, dançarinos, artistas circenses, comediantes, cinegrafistas e vários trabalhadores do ramo artístico discutiram projetos em curso na área da cultura no Seminário Circo, Dança e Teatro, realizado pelo SATED e o Fórum de Cultura.
À tarde a deputada Ana Lúcia (PT) acompanhou a discussão sobre vários pontos do edital lançado pela Secretaria de Estado de Cultura referente à Semana Sergipana de Teatro de 2012, durante o último sábado, 22, no auditório da Escola José de Figueiredo.
Ana Lúcia é autora do Projeto de Lei que institui a Quinzena Estadual do Teatro e do Circo, que no último mês foi aprovado em plenário na Assembleia Legislativa.
A proposta agora será apreciada pelo chefe do Executivo, o governador Marcelo Déda (PT), que tanto pode sancionar a lei como vetá-la. A expectativa dos artistas é que aconteça o mesmo que ocorreu com a lei que instituiu a Semana da Dança como política pública de Estado, também de autoria da deputada Ana Lúcia.
A lei inseriu a Semana da Dança no calendário oficial de Sergipe, a atividade agora deve ser realizada todos os anos, independentemente do Governo vigente.
A artista Virgínia Lúcia avaliou que para valorizar devidamente o teatro e o circo, a melhor opção é realizar uma semana para cada modalidade artística.
“Isso favoreceria principalmente os artistas do circo dando a visibilidade e o prestígio que eles merecem”, avaliou.
MEIA-ENTRADA DE ARTISTAS
O público de artistas presentes aproveitou a oportunidade para solicitar da deputada Ana Lúcia a elaboração de uma lei que conferisse aos artistas o direito de meia-entrada para cinema, shows e demais eventos culturais. Ana Lúcia firmou o compromisso de buscar uma solução para o assunto, que talvez seja resolvido através de uma emenda à lei de sua autoria estabelecendo meia-entrada para os professores sergipanos.
Fonte: Iracena / Assessoria