O Plenário do Senado aprovou, na noite desta terça-feira, 15, o Projeto de Resolução 83/2023, que autoriza o município a contratar o empréstimo de 105 milhões de dólares – cerca de R$ 500 milhões – junto a instituição financeira do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ainda pela manhã, a proposição foi aprovada, por unanimidade, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), com parecer favorável do relator, o senador Laércio Oliveira. A matéria seguirá, agora, para promulgação.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, que acompanhou a votação do financiamento no Senado, nesta terça-feira, ao lado do governador Fábio Mitidieri, a aprovação representa “uma grande vitória para Aracaju”. “Este é um momento de muita felicidade. Acaba de ser aprovado, no Plenário do Senado, o projeto que autoriza o financiamento de R$ 500 milhões entre a Prefeitura e o Novo Banco do Desenvolvimento. Esses recursos são de extrema importância para a execução de obras de infraestrutura em diversas localidades da nossa capital, sobretudo na Zona de Expansão. Serão mais de 20 obras que impactarão de maneira significativa na vida dos aracajuanos e que irão preparar a nossa capital para o futuro”, destacou.
O gestor da capital ressaltou também o empenho do senador Laércio Oliveira, relator da mensagem na CAE, para que a proposta fosse analisada com máxima celeridade pela Casa Federativa. “Láercio fez um grande trabalho e ajudou, de forma decisiva, na tramitação do empréstimo aqui no Senado. Sem a ajuda dele, sem o seu parecer favorável, não conseguiríamos avançar de forma tão rápida”, reiterou Edvaldo, agradecendo, ainda, aos demais senadores da bancada sergipana, Alessandro Vieira e Rogério Carvalho. “Quando o foco é trabalhar pelo desenvolvimento da nossa capital, unimos todas as forças políticas para alcançarmos o melhor para a nossa cidade. A somação de esforços que tivemos aqui hoje, em Brasília, demonstra isso”, reforçou o prefeito.
O senador Laércio Oliveira, que foi o relator do projeto na CAE e apresentou parecer favorável à aprovação, agradeceu a todos os parlamentares. Ele também definiu o momento como “uma grande homenagem aos aracajuanos e sergipanos, aqui representados pelo nosso prefeito Edvaldo Nogueira e pelo governador Fábio Mitidieri”.
Por: Agência Câmara Aracaju