O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) declarou apoio à criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que causou prejuízos de R$ 6,3 bilhões a aposentados e pensionistas.
Apoiando o requerimento de instalação da CPMI, Vieira destacou a gravidade dos descontos indevidos e cobrou investigação rápida e punição exemplar. O escândalo foi revelado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificaram acordos fraudulentos firmados por ao menos 11 associações com o INSS para realizar cobranças sem autorização dos beneficiários.
O esquema teria começado em 2019 e envolveu fraudes sistemáticas em contratos com o instituto. A repercussão do caso levou à saída do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, e do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Foram nomeados para os cargos Wolney Queiroz e Gilberto Waller Júnior, respectivamente.
A CPMI, se aprovada, terá poder para convocar envolvidos, quebrar sigilos e propor mudanças legislativas. “Quem rouba aposentado tem que responder”, afirmou o senador.
Foto: Geraldo Magela Agência Senado
Por: Portal Imprensa1