O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) destacou na noite da segunda-feira, 4, em Plenário, discurso na Sessão solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.
“A campanha tem grande importância no que se refere à prevenção do câncer de próstata, um dos tipos com maior prevalência entre os homens em todo o mundo”, lembrou Amorim.
Segundo o senador, o Novembro Azul é um movimento que surgiu em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade e, especialmente, à população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção desse tipo de câncer.
“Esse tipo de câncer é silencioso, assintomático, daí a necessidade da prevenção, a partir de 45 anos, com a realização de exames periódicos”, disse Amorim.
Dados apresentados pelo parlamentar mostram que apenas 50 casos a cada 100 mil habitantes são diagnosticados ainda no início da doença. “Lembramos a importância de uma campanha com essa magnitude onde, chama-se a atenção não apenas à importância de exames periódicos, mas, sobretudo aos fatores de risco, tais como: idade e, principalmente a dieta”, informou.
Para Eduardo Amorim, a campanha Novembro Azul é capaz de ter uma grande abrangência e a capacidade de atingir a uma enorme parcela da população que precisa ser alertada e informada para que possa buscar orientação e atendimento especializados. “Como médico conclamo que todos os homens na faixa dos 40 anos a fazer o exame de próstata, pois, como sabemos, a prevenção é sempre o melhor remédio”, disse Amorim
Reprodução: Imprensa1.com.br
Fonte: Ascom do Senador Amorim