Dando prosseguimento ao plano de inserir os servidores da Secretaria de Estado do Planejamento , Orçamento e Gestão (Seplag) no Projeto Gestão Qualidade de Vida, uma equipe de profissionais, mais especificamente formada por educadores físicos, está a desenvolver um trabalho de ginástica laboral nas dependências do mencionado órgão.
O mencionado projeto tem como objetivo o reconhecimento e a promoção de saúde para todos os que fazem o serviço público de Sergipe, visando implementar um estilo de vida mais saudável, sustentável e solidário. Na Seplag, as atividades transcorrem sob o acompanhamento e parceria da Escola de Governo com Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), este que doou, no último mês de fevereiro, um conjunto de materiais para a prática de ginástica laboral. A ação passou por diversas etapas. Numa fase inicial, foi desenvolvido um trabalho com a finalidade de detectar a situação de saúde dos servidores, através de exames simples. Num segundo momento, foram catalogados e analisados os dados pessoais e de avaliação física dos possíveis beneficiados.
Por fim, teve início aplicação da ginástica, disponibilizada para os diversos servidores do Órgão. As visitas dos instrutores de ginástica acontecem duas vezes por semana, e o pretendido é que a ação seja uma prática frequente. “Percebo que os servidores se sentem satisfeitos com a iniciativa e concordam com a estratégia”. Assim declarou Laura Maria Gomes Correia, servidora da Escola de Governo, responsável por acompanhar as atividades laborais.
Para Patrício Cardoso Bomfim, servidor do setor de informática da Seplag, a prática é salutar. “Além de ser um momento de descontração, contribui com o bom andamento do trabalho, já que diminui o nível de estresse de quem trabalha muito tempo em atividades repetitivas”, ressaltou Patrício.
A mesma estratégia de ação já foi desenvolvida durante segundo semestre de 2011, nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s), por meio da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão. Na ocasião, o subsecretario de Estado de Administração e Logística da Seplag, Walter Lima, destacou que o apoio faz com que o servidor se sinta mais seguro e satisfeito em seu ambiente, o que deve refletir também na qualidade de atendimento e dos demais trabalhos executados.
Fonte: www.seplag.se.gov.br