A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) está firmando parcerias com movimentos sociais de gênero e municípios sergipanos, por meio de suas secretarias e coordenadorias municipais de Políticas para as Mulheres, objetivando promover atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Caminhadas, encontros, palestras e plenárias de bairros constarão na programação.
Parcerias
Em São Cristóvão, por exemplo, acontecerá na manhã da próxima quinta-feira, 1º de março, uma caminhada cujo tema será: “Diga não à violência contra a mulher”. A ação foi idealizada pela prefeitura local, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, e terá o apoio da SEPM.
Ainda nesse mesmo dia, no período da tarde, a população de São Cristóvão se beneficiará com as ações do programa Ação Mulher, disponibilizado pela prefeitura local.
SEPM e PMA
Já na última sexta-feira, 24, a secretária da SEPM, Maria Teles dos Santos, esteve na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A reunião com o então prefeito em exercício Sílvio Santos marcou o primeiro momento de discussão entre o estado e a capital para a construção das ações promovidas em comemoração à data. “É um processo de sensibilização que a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres realiza com todos os municípios do estado, e tem como objetivo a mobilização da administração municipal para que as discussões sejam ampliadas para as pastas específicas, ampliando, por consequência, a organização e visibilidade das ações para o Dia da Mulher”, explicou Silvio Santos naquela ocasião.
A programação com a PMA
deverá incluir momentos em que a questão da violência será tratada com as mulheres usuárias do Programa Bolsa Família. A iniciativa se concretizará com o intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Por meio do Programa Saúde da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também fará parte da agenda de ações alusivas ao dia 8 de março. Um seminário será promovido durante toda a semana e, realizado através de plenárias descentralizadas, levará informações de saúde pertinentes ao gênero feminino aos bairros da periferia aracajuana. Plenárias De acordo com o cronograma de atividades da SEPM, as plenárias de bairros terão início dia 3 de março, e ocorrerão sempre às 14h.
A primeira delas será realizada em Nossa Senhora do Socorro, no conjunto Marcos Freire II. Na oportunidade será inaugurado o Centro de Formação para Mulheres do Espaço Revida, localizado na Avenida Coletora, nº 646. No dia 5, a plenária acontecerá no bairro Santa Maria, zona sul da capital. Cerca de 500 pessoas deverão participar da atividade. Já no dia 6, terça-feira, a ação acontecerá no bairro Sagrada Família (Coqueiral). Essa programação se encerra dia 7 com a plenária do conjunto Bugio. Mais atividades Até o final dessa semana, outras atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher serão definidas pela SEPM e seus parceiros. “Vamos promover discussões para construir conjuntamente a programação de celebração do 8 de março em todo o estado”, esclareceu Maria Teles.
História do Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher Esse dia representa a luta e a mobilização das mulheres desde o início do século 20.
Em 1910 foi definido um dia de luta das mulheres para todo o movimento socialista internacional, na segunda Conferência de Mulheres Socialistas, realizadas em Copenhague, Dinamarca. No ano seguinte, as mobilizações do dia foram realizadas anualmente em diversos países, mas em datas diferentes. Mais tarde, o dia 8 de Março foi escolhido para ser a data unificada, porque, nesse dia, em 1917, uma importante mobilização de trabalhadoras russas foi estopim que deu início à Revolução Russa. Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A fixação da data é o reconhecimento e o coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres.
Por Andréa Lima/ imprensa 1 ( com informações da Assessoria da SEPM )
Foto: Reprodução da internet
Fonte: SEPM/Assessoria