
O Governo de Sergipe dá início, na próxima segunda-feira (1º), às comemorações da Semana da Pátria 2025. A programação será aberta às 7h, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, com a 88ª edição da Corrida do Fogo Simbólico, marcando as homenagens aos 203 anos da Independência do Brasil.
A cerimônia contará com a participação das Forças Armadas em três modalidades: aérea, com a presença da Aeronáutica; fluvial, pelo Rio Sergipe, com a Marinha; e terrestre, sob a condução do 28º Batalhão de Caçadores e demais instituições militares. O trajeto da tocha terá início na Ponte do Imperador, passará pelo Pier da Marinha e retornará em cortejo até a Praça Fausto Cardoso, onde será entregue a estudantes da rede pública estadual para o acendimento da Pira.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a Semana da Pátria reforça valores de civismo e pertencimento. “Abriremos as festividades com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico. Assim como no desfile cívico-militar de 2024, nosso objetivo é que todas as atividades de 2025 ocorram dentro do planejamento elaborado pela comissão”, afirmou.
Além das Forças Armadas, a solenidade de abertura terá participação da SecBanda, da banda da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A programação se estenderá até o dia 7 de setembro, quando acontece o desfile cívico na avenida Barão de Maruim, em Aracaju, a partir das 7h. O evento reunirá mais de quatro mil participantes, incluindo militares, escolas das redes estadual, municipal e privada, além de entidades comunitárias.
Durante a semana, escolas da rede pública estadual promoverão atividades como rodas de conversa, exposições e palestras voltadas ao fortalecimento do civismo e da cidadania entre crianças e jovens.
Foto e texto: Maria Odília
Por: Ascom/Seduc