No Sergipe Day, nesta terça-feira, 25, em São Paulo, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou o potencial energético do estado, com a ampliação da produção de gás natural, e as oportunidades de negócio para empresas e as indústrias que têm interesse em atuar em Sergipe. No evento organizado pelo governo de Sergipe em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na sede da Fiesp, Laércio ressaltou que a nova Lei do Gás, que relatou no Congresso Nacional, criou um cenário promissor para o estado e para o país.
“O Sergipe Day é importante para apresentar Sergipe ao mundo. O estado tem uma perspectiva extraordinária de crescimento e vai viver agora sua segunda redenção, com a exploração do gás. Me orgulha ver que a gente entregou ao país uma lei que assegura uma enorme capacidade de investimentos e vai colocar Sergipe de volta como um dos principais destinos no Nordeste”, disse Laércio ao elogiar o dinamismo e o compromisso do governador Fábio Mitidieri (SE) em garantir as condições de infraestrutura e a segurança jurídica necessárias para a atração de novas indústrias para o estado.
“Com a força do governador Fábio Mitidieri nós vamos alcançar esta posição de destaque. O que interessa é Sergipe. Politicamente falando, o que estamos fazendo hoje, com a união de forças da assembleia estadual e da bancada de deputados e senadores, é mostrar aos investidores que a assinatura do governador sergipano lhes assegura que o combinado será cumprido”, explicou Laércio.
No mesmo sentido, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Josué Gomes da Silva, disse que Sergipe se destaca pela localização geográfica, pelo ambiente de negócios e pela oferta de petróleo e gás, que faz do estado um lugar especial para receber empresas. Josué lembrou que o território sergipano possui um terço da reserva de gás natural do Brasil e deve produzir em breve cerca de 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia, que podem ser usados especialmente pela indústria de fertilizantes e por grandes consumidores de energia, como fábricas de cerâmica, plástico e vidro.
“Sergipe já está fornecendo gás para o Brasil e para as empresas. Nós podemos levar nossas indústrias para lá”, afirmou o presidente da Fiesp, que representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores.
Logo no início da reunião na sede da Fiesp, Josué Gomes da Silva ainda apontou o protagonismo do senador Laércio Oliveira no setor de gás e em defesa do empreendedorismo.
“Não posso deixar de fazer um cumprimento especial ao nosso caríssimo amigo e grande sergipano Laércio Oliveira, o pai da Lei do Gás. Ele lutou com esforço para mudar a legislação e defender os mais importantes interesses do Brasil”, afirmou.
Terra de oportunidades
Já o governador Fábio Mitidieri qualificou o Sergipe Day como um dia histórico e disse que o evento fortalece a percepção do estado como uma terra de oportunidades.
“Como disse o senador Laércio Oliveira, nós queremos fazer de Sergipe um novo tempo. É exatamente isso. Nós não queremos dormir em berço esplêndido nos royalties do gás, mas buscamos a transformação econômica e social que isso pode nos trazer. Gerar empregos de qualidade e fazer com que a nossa sociedade se beneficie deste bem natural que nós temos, que é o gás. Nós estamos aqui hoje para aproveitar esta grande oportunidade de
transformar de vez a realidade de nosso estado”, concluiu o governador sergipano.
A programação do Sergipe Day também contou com a apresentação de executivos das empresas Petrobras, Eneva, Tag, Commit Gás, VLI Logística e Unigel, que elogiaram o constante diálogo produtivo com o setor público e apresentaram as expectativas para novos investimentos no estado.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: André Carvalho/Ascom