
Nesta segunda-feira, 27, data em que se celebra o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou a importância das políticas públicas voltadas ao cuidado integral e à equidade no acesso aos serviços de saúde.
No país, a população negra é mais vulnerável a doenças como anemia falciforme, hipertensão e complicações gestacionais, o que evidencia a necessidade de ações específicas.
Segundo Karla Melo, referência técnica de Equidade em Saúde da SES, a secretaria tem avançado na implementação da Política de Saúde Integral da População Negra.
“Mais de 70% da população sergipana é negra. Nosso foco é transformar políticas em ações concretas que melhorem a qualidade de vida dessa população”, afirmou.
Entre as iniciativas, está a criação do Comitê Estadual de Saúde da População Negra, em fase final de implantação, resultado da I Jornada Estadual de Saúde da População Negra. O comitê contará com representantes da sociedade civil e órgãos públicos.
A SES também atua em parceria com o Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR/SE) e com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), fortalecendo o enfrentamento às desigualdades raciais na saúde.
Foto e texto: Ascom/SES











