
O governador Fábio Mitidieri assinou, nesta quarta-feira (3), contrato com o Hospital de Cirurgia para a retomada dos transplantes renais, suspensos há 13 anos, e para a realização inédita de transplantes de fígado em Sergipe. A medida também fortalece a rede filantrópica de saúde, com previsão de novos investimentos e calendário fixo de pagamentos às instituições.
O convênio inclui parceria com entidades filantrópicas e acesso a linhas de crédito do Banese, permitindo antecipação de recebíveis. A previsão é de repasses todo dia 10 (recursos federais) e todo dia 20 (recursos estaduais).
De acordo com a Secretaria da Saúde, a iniciativa busca evitar o envio de órgãos para outros estados. Só em 2023, 56 rins foram transplantados fora de Sergipe; neste ano, já foram 37. “Esperamos que esses órgãos não saiam mais daqui”, afirmou o coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez.
Durante a agenda, Mitidieri também comentou investimentos da empresa Iguá no setor de saneamento e anunciou a intenção de lançar concurso público para o Departamento de Estradas e Rodagem (DER). À tarde, visitou o Restaurante Popular Padre Pedro, reinaugurado recentemente no Centro de Aracaju.
Foto: Reinaldo Moura
Por: Agência de Notícias de Sergipe