O mês de março é voltado para a promoção da saúde feminina, como é o caso da campanha Março Lilás. Em virtude da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) junto ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) ressalta a importância dos cuidados preventivos acerca do câncer de colo de útero.
O câncer de colo é uma neoplasia maligna, que ocorre no epitélio da cérvice uterina, proveniente de alterações celulares decorrentes da Infecção Sexualmente Transmissível pelo Papilomavírus Humano (HPV). Essas alterações celulares vão evoluindo progressivamente e são capazes de transformar lesões precursoras de câncer invasor cervical.
Segundo a ginecologista do Caism, Liani Patrícia, a educação em saúde é muito importante na forma de prevenir a doença. “É fundamental convencer as mulheres sobre a necessidade da realização do exame de papanicolau, uma vez que a informação é uma grande aliada para o diagnóstico precoce e redução da mortalidade. Outra forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, explica.
A doença pode não apresentar sintomas iniciais, podendo evoluir para quadro clínico de sangramento vaginal irregular ou após a relação sexual, com características atípicas como odor, quantidade e coloração, além de dor pélvica, queixas urinárias e/ou intestinais.
A ginecologista orienta ainda que em caso de suspeita, a mulher deve procurar uma UBS mais próxima de sua residência. “O diagnóstico é feito por meio do exame de papanicolau (citológico), colposcopia e biópsia orientada que são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz a médica Liani.
Por: SES