Sergipe tem se destacado na garantia da melhoria e do controle da qualidade da água em todos os municípios.
O Estado é o primeiro colocado na implantação do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema esse, implantado pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado.
Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), e em parceria com o Laboratório Central de Saúde (Lacen), realizou nesta terça-feira, 28, o último treinamento com técnicos de cidades do interior para o uso do sistema.
O curso, que vem sendo realizado desde o mês de janeiro com técnicos das vigilâncias municipais.
A Divisa atingiu a meta de capacitar dois funcionários de cada município para operarem o sistema. As aulas aconteceram no DATASUS, na rua Lagarto, Centro.
Segundo o gerente de Saúde Ambiental da Vigilância Estadual, Alexsandro Xavier Bueno, com a implantação do sistema, a Divisa irá poder acompanhar a qualidade da água de forma instantânea em todos os municípios do Estado. “Hoje estão participando 12 municípios que são os que faltavam, já que promovemos este curso no mês de janeiro quando 70% dos municípios sergipanos realizaram. Demos mais uma oportunidade já que esse sistema é imprescindível para a sua realização, hoje ficamos então com 100% de capacitação dos municípios no Estado de Sergipe”, comentou.
Foto: Amon Gonçalves/SES
Fonte: http://www.ses.se.gov.br/