A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza o Teste do Pezinho, exame obrigatório onde o sangue é coletado do calcanhar dos recém-nascidos, e que detecta doenças genéticas e congênitas que, quando tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado às crianças. Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da avaliação e os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonaotal, foi criado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado nesta terça, 6.
O Teste do Pezinho é realizado antes do quinto dia de nascimento. De acordo com a Referência Técnica em Neonatologia da MNSL, Klebiana Santos Gomes de Barros, o exame é coletado na Rede Pública de Saúde, sendo totalmente gratuito, desde a triagem até a confirmação diagnóstica. “O teste foi implantado em 2001 no Programa Nacional de Triagem Neonatal, que está inserido na portaria ministerial n° 822”, explicou.
O exame é um dos mais importantes testes para garantir segurança à vida, uma vez que identificada de forma precoce algumas condições genéticas, infecciosas e metabólicas no organismo da criança. Além disso, o Teste do Pezinho ajuda na identificação de doenças, como anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase.
Em caso do resultado ser positivo, a família e o local onde a criança realizou o teste são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o recém-nascido é convocado para fazer novos exames, que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.
Prevenção garantida
A biomédica Daniela Rodrigues informa que o procedimento consiste em coletar algumas gotas de sangue no calcanhar do bebê, em cartão filtro específico para este fim. Ela explicou que o material colhido é encaminhado ao Hospital Universitário (HU), onde é feita a análise. No ano de 2022, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou cerca de 3.500 Testes do Pezinho.
Sabendo da importância do exame, Taiane Soares Santos, mãe de Geovana Soares dos Santos, esteve na unidade e fez o teste do pezinho na filha. “Estou aguardando o resultado. O teste é importante para detectar doenças. É doloroso para a mãe ver o filho chorando, mas é algo importante, pois se for encontrada alguma doença, o tempo de cura pode ser mais rápido”, declarou.
Por: SES