Durante todo mês de setembro duas pautas de suma importância para a sociedade estão sendo exploradas: o Setembro Verde e o Setembro Amarelo. No entanto, nesta sexta-feira (10) é importante enfatizar simboliza o ápice da campanha Setembro Amarelo por ser considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Infelizmente, essa triste realidade registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos.
Mesmo com esses alarmantes números, ainda existe a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente, o que, por sua vez, impede que o assunto seja motivo de um exaustivo debate com a sociedade.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a depressão é o maior causador do suicídio. Entre os vários sinais da depressão podemos citar: tristeza profunda; pensamentos negativos; baixa autoestima; choro frequente e mudanças comportamentais bruscas.
Sendo assim, a prevenção ao suicídio deve ser entendida em aspectos psicológico, biológico, político, social e cultural. A somação de esforços ocasiona em medidas que poderão colaborar para diminuição do suicídio. Um pequeno gesto pode salvar uma vida.
Reprodução : www.imprensa1.com
Por: Secretaria de Comunicação de Itabaiana