No Estado de Sergipe, com o Horário de Verão, os bancos públicos e privados estão funcionando com o adiantamento de uma hora, na abertura e no encerramento do expediente: das 09h às 15h. No interior do estado, nas agências que já tinham horário diferenciado, os bancos estão mantendo o horário tradicional de abertura do expediente.
O horário de verão começou neste domingo, dia 19, e vai até 22 de fevereiro de 2015. “Em todos os estabelecimentos bancários, os horários de atendimento deverão estar afixados em locais visíveis e devem ser mantido durante a vigência do horário de verão”, informa o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José de Souza.
Caixa
Das agências da Caixa Econômica Federal, apenas a agência da cidade de Maruim e o Posto de Atendimento do município de Salgado estão funcionando das 08h às 13h. Todas as outras seguem o horário estabelecido pela Febraban.
Banco do Brasil
Seguindo as instruções nacionais, no Banco do Brasil, as agências que funcionavam das 10h às 16h passaram a funcionar das 09h às 15h. No interior, as agências que já abriam mais cedo estão mantendo o horário de abertura do expediente e encerram às 14h.
BNB
No Banco do Nordeste, as agências da capital seguem a orientação nacional de antecipação de uma hora. Já no interior, o horário das agências permanece inalterado. Por exemplo, em Carira a abertura do expediente permanece no horário tradicional, às 8h.
Banese
No Banco do Estado de Sergipe (Banese), durante a vigência do horário de verão, as agências seguem as seguintes regras: as agências com horário de atendimento atual das 10 às 16 horas têm agora expediente de atendimento ao público alterado para das 9 às 15 horas; as Agências com horário de atendimento atual das 10 às 15 horas estão com expediente de atendimento ao público alterado para das 9 às 14 horas; para as agências e Postos de Serviços com atendimento ao público das 8 às 13 horas e das 9 às 14 horas, permanecem com o mesmo horário; os Postos de Serviços com horário final de expediente após às 14 horas deverão ajustar o horário para finalizar entre às 13h e às 14h horas.
Saiba Mais
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931 para 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. No fim do ano, há também um aumento na demanda por energia resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.
Por Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE