O Sindicato dos Bancários de Sergipe retardou em uma hora a abertura do expediente do Banese nesta quinta-feira, 06. Na agencia localizada no Largo Esperanto, no centro de Aracaju. O protesto tem o objetivo de garantir direitos e conquistas no fechamento do acordo específico da campanha salarial 2018.
Segundo a presidente do Sindicato, Ivânia Pereira, Até o momento, o Banese é o único banco sem acordo. Após seis rodadas de negociação envolvendo membros das direções do Banco do Estado de Sergipe e do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), a diretoria do SEEB/SE. destaca abaixo um resumo dos fatos.
A Minuta completa que foi entregue à direção do banco é composta de 41 cláusulas, incluindo as cláusulas 1ª relativa, ao Objetivo e 41ª relativa, à Vigência, as quais tratam respectivamente dos termos de abertura e fechamento do acordo, não se configurando em reais conquistas ou direitos.
Durante as primeiras cinco rodadas de negociações, no período de quase um mês, das 41 cláusulas, foram mantidas 31 (do acordo em vigência), dentre as quais destacamos: o abono assiduidade de 5 dias e o auxílio atividade física, cujo teto foi reajustado em 5%.
Após reiterados debates, com repetidas negativas por parte da direção do banco em conceder qualquer avanço, o Sindicato com o objetivo de fazer com que o banco flexibilizasse em sua postura, decidiu recuar nas seguintes cinco cláusulas novas:
34ª – Adicionais de Insalubridade e Periculosidade;
35ª – Reconhecimento de Certificações/Graduações;
36ª – Incentivo à adesão ao Plano Sergus CD;
37ª – Plano de Promoção Funcional – compromisso de criar um Plano de Promoção Funcional, de forma a atrair e reter talentos;
38ª – Transformação Digital dos Bancos – compromisso de criar condições de requalificação profissional para aproveitamento pleno do seu quadro funcional.
E na 6ª e última rodada de negociação, ocorrida no último dia 30, foram debatidas as cinco cláusulas antigas que restaram. Apresentamos abaixo o resultado dessas rodadas:
Clausula 4ª – Folga Anual do Aniversário – ACORDADA, pois foi preservada.
Cláusula 10ª – Ascenção a Funções – NÃO ACORDADA porque, a direção do Banco entende que só deve haver seleção interna para a função de Caixa Executivo nas Agências e de Auditor na Direção Geral. Já a Direção do Sindicato entende que as exceções devem ser apenas as funções de Gerente Geral nas Agências, Gerente de Área e Superintendente na Direção Geral.
Fonte: SEEB/SE