O Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (SINDIFISCO) aderiu a Campanha Outubro Rosa. Uma das principais ações da campanha é estimular a conscientização da prevenção do câncer de mama como a realização do autoexame. O autoexame é uma forma mais simples de identificar qualquer alteração nos seios e deve ser feito mensalmente entre o terceiro e quinto dia após o primeiro dia da menstruação. As mulheres que não menstruam podem estabelecer uma data para fazer o procedimento todos os meses.
A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Fique atenta se aparecer algum nódulo na axila ou no pescoço e a qualquer saída de líquido anormal das mamas. Vale lembrar que grande parte dos casos são assintomáticos. Previna-se!
A primeira ação registrada no Brasil da Campanha Outubro Rosa foi em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes à causa iluminou de cor rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
Doze anos antes, a então Fundação Susan G. Komen for the Cure (hoje Susan G. Komen e uma das maiores organizações para o câncer de mama no mundo) iniciou uma série de ações que incluíam a princípio a decoração das cidades com laços e adereços em cor rosa. Com o passar do tempo, caminhadas, palestras e desfiles de moda com as sobreviventes ao câncer foram incorporados na programação do mês que foi chamado de outubro rosa. A campanha ganhou força e foi aderida por diversos países.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva(INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, chegando a 28% dos novos casos da doença a cada ano. O surgimento se dá por mutação genética em alguma célula, que multiplica desordenadamente outras células anormais, causando tumores. Fatores como ter menstruação precoce, não ter filhos, reposição hormonal ou não ter amamentado podem aumentar as chances de desenvolver o tumor.
Fonte: Ascom Sindifisco