Na tarde desta quinta-feira, 28, o Sr. Jakson Ribeiro, presidente do SINDSERV, na companhia do diretor SRº. Raildo Sousa e a Srª.Mariza Rabelo receberam na sede do sindicato alguns servidores Auxiliares de Enfermagem para uma reunião com o intuito de discutir e avaliar questões referentes ao Piso da Enfermagem implantado pelo Governo Federal. Os mesmos alegam que foram prejudicados pela forma como foi implantado o piso.
Sobre isso o Sr. Jakson Ribeiro fez alguns apontamentos e explicou que as entidades estão na luta junto ao Fórum Nacional da Enfermagem e com a CONFETAM – Confederação dos Servidores Públicos Municipais em busca dos embargos de declaração na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que trata do piso salarial da enfermagem.
Jakson Ribeiro revelou que na noite desta quarta-feira, 27, a secretária de Políticas Públicas da CONFETAM, Irene Rodrigues e demais membros do Fórum Nacional da Enfermagem junto com o Senador Fabiano Comparato (PT-SP), estiveram reunidos com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, para tratar dessas Ações que tratam da Inconstitucionalidade.
“Lembramos que em agosto, o Senado Federal recorreu ao STF contra a decisão que restringiu o pagamento do piso nacional da enfermagem. Na ADI, a Advocacia do Senado alega que a decisão tem “contrações, omissões e obscuridades” e pede a aplicação “plena e imediata” da Lei nº 14.434/2022, que instituiu o piso salarial nacional da categoria”, explicou Jakson.
Outra questão apontada pelos servidores auxiliares de enfermagem foi a avaliação junto à gestão no que diz respeito à mudança/aperfeiçoamento de nomenclatura. Nesse ponto, o presidente do SINDSERV se comprometeu em analisar junto ao jurídico do Sindicato e a Confederação FETAM/CUT a viabilidade desse direito.
Por: Ascom/Sindserv