Transitar com veículo pela ciclovia é infração gravíssima, que resulta em multa e 7 pontos na carteira, como previsto no artigo 193 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem intensificado o trabalho de fiscalização nessas áreas da cidade, que possui, atualmente, 75 km de ciclovia.
O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, reforça que as ciclovias e ciclofaixas são os espaços seguros dos ciclistas e que esses locais devem ser respeitados pelos condutores.
“É fundamental que os condutores sejam conscientes e respeitem as ciclovias. Nelas, os ciclistas pedalam com tranquilidade e segurança, justamente por ser um espaço destinado a circulação de bicicletas. O trabalho de fiscalização nesses locais é rotineiro, mas temos intensificado ainda mais para coibir as infrações”, conta.
O ciclista Carlos Alberto dos Santos aprova a fiscalização realizada pela SMTT. “Muitos condutores infelizmente, desrespeitam as leis e utilizam as ciclovias, colocando nossa vida em risco. Por isso, a presença dos agentes de trânsito nesses espaços é de suma importância para coibir essa prática e nos dar um pouco mais de segurança”, disse.
Distância de 1,5 metros
Já quando não há ciclovia ou ciclofaixa, os condutores, como determina o CTB, devem respeitar a distância de 1,5 metros dos ciclistas no momento da ultrapassagem.
Com Informações: SMTT/Aracaju