O vereador Soneca (PSD) aproveitou os primeiros dias do ano para elaborar novos projetos para Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Um deles quer tornar obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas dependências e cercanias das escolas municipais do município. A iniciativa do vereador é inspirada no Projeto de Lei (PL) nº 5616/2013 do Rio de Janeiro.
A intenção de Soneca é garantir mais segurança para os alunos, pais, professores e funcionários da escola. “Creio que nossa cidade deve avançar nessa direção, tornando as instituições de ensino público um ambiente mais tranquilo para estudar e trabalhar”, destacou o parlamentar.
O PL prevê que a instalação das câmeras considerará proporcionalmente o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar. “Entendemos que cada escola terá, no mínimo, duas câmeras de segurança que registrem permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas”, informou.
Ainda de acordo com o autor do projeto em Aracaju, o equipamento eletrônico deve apresentar recursos de gravação de imagem. Soneca também informou que as escolas situadas em áreas com altos índices de violência terão prioridade na implantação dos itens de segurança. “É uma iniciativa que beneficia a comunidade estudantil e vários profissionais da educação em Aracaju, portanto, creio que logo logo será aprovada”, concluiu.
Por: Guilherme Fraga/Ascom