No Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas e Dia Nacional de Combate às Drogas, 26 de junho, o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) deflagrou a segunda fase da Operação Jardim do Éden. Foram sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em bairros de Aracaju.
Na primeira fase, pessoas envolvidas com o tráfico de drogas sintéticas em Sergipe foram presas e as investigações e depoimentos possibilitaram que o Poder Judiciário sergipano autorizasse nesta terça-feira, o cumprimento de nove mandados de buscas domiciliares e quatro mandados de prisão temporária.
Os mandados foram cumpridos em áreas nobres de Sergipe, como bairro Jardins, Coroa do Meio, Alameda das Árvores, Atalaia e Farolândia.
Na primeira fase da operação, realizada em 24 de maio deste ano, seis pessoas foram presas. Uma delas teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, e as demais foram presas em Aracaju.
Foram abertos dois inquéritos policiais para investigar as novas informações, baseadas na primeira parte da operação. A Polícia descobriu que, além de Santa Catarina, as drogas sintéticas também eram oriundas do Rio de Janeiro e São Paulo e eram trazidas para Aracaju em viagens de ônibus interestaduais.
Participaram da operação equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Grupamento Especializado de Repressão e Buscas (Gerb), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Nona Delegacia Metropolitana, Delegacia de Riachuelo, Delegacia de Carira e Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).
A quantidade de drogas sintéticas em Sergipe aumentou significativamente em 2017. Foram 6 comprimidos apreendidos em 2015, 164 em 2016 e 5.832 no ano passado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social SSP/SE