Na manhã desta segunda-feira,dia 14 de novembro, a equipe do site imprensa1.com, flagrou imagens de uma tartaruga marinha morta, boiando às margens do rio Sergipe, próximo ao Iate Clube de Aracaju e restaurante João do Alho, localizados na Avenida Beira Mar, bairro 13 de Julho,zona sul de Aracaju.
Pelas imagens registradas, dar para se observar que a tartaruga já estava em estado de decomposição e apresentava marcas de lesões em alguns membros.
O imprensa1, recebeu a informaçãp que órgãos que cuidam do meio ambiente e/ou preservação animal foram avisados. Mas, até o final da manhã ninguém apareceu para dar alguma explicação sobre o aparecimento do animal marinho morto.
Após as imagens abaixo, saiba mais sobre esse tipo de animal (tartaruga marinha) ou siga o link : Ventos NE e maré cheia trazem mais desovas de oliva às praias de Sergipe
SAIBA MAIS SOBRE TARTARUGAS
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia Ordem: Testudinata Família: Cheloniidae
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: As tartarugas marinham são répteis que vivem nos oceanos em áreas tropicais e subtropicais. Existem sete espécies de tartarugas marinhas (tartaruga-oliva, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-de-kemp, tartaruga-de-couro e natator depressus).
O tamanho das tartarugas marinhas adultas pode variar de 1m até 2m de comprimento, caso da tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante. Indivíduos adultos desta espécie podem atingir até 600 kg.
Estes répteis se alimentam, principalmente, de medusas, camarões, esponjas e águas-vivas. Quase todas as espécies são migratórias e conseguem se orientar pelos pólos magnéticos do planeta.
As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade. Nesta fase, ela retorna para a praia onde nasceu para depositar os ovos. Estima-se que entre 100 filhotes nascidos, apenas um chegará a vida adulta.
Possuem um comportamento solitário e vivem grande parte do tempo submersas nas águas dos oceanos. O acasalamento das tartarugas ocorre nas águas costeiras ou profundas dos oceanos.
Dependendo da espécie, a cor das tartarugas pode variar do marrom ao verde. Possuem sistemas de audição e visão bem desenvolvidos. Em função da caça predatória por vários anos, grande parte das espécies encontra-se em situação de extinção.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: em média de 300 a 600 (animal adulto) Comprimento: pode atingir até 2 metros de comprimento e 1,5 metros de largura (depende da espécie) Reprodução: fecundação interna com 3 a 5 desovas numa mesma temporada de reprodução.
Fonte : http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/tartaruga_marinha.htm
Matéria publicada pelo nosso parceiro: http://emsergipe.globo.com/noticias/visualizar/169513/sergipe/Meio%20Ambiente