O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) começou nesta terça-feira, 5, a segunda edição do ano do projeto “TCE vai à Escola”. Desta vez, o tribunal levou ensinamentos aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Valadares.
A primeira palestra foi apresentada aos estudantes pela Dra. Patrícia Verônica, Diretora Técnica do TCE, que abordou temáticas de grande importância para a formação cidadã dos adolescentes, como a ética e a Constituição Federal. Para a diretora, levar o Tribunal de Contas aos alunos da rede pública é parte do papel do TCE. “Temos sempre que colaborar com a sociedade hoje, em especial, com a escola, com a educação. Estamos aqui para passar conhecimentos da constituição, ética e cidadania, isto demonstra a preocupação do TCE em se apresentar para a sociedade”.
O analista de controle externo do TCE, Fábio José da Silva, foi o responsável pela segunda apresentação na qual explanou sobre os gastos públicos. “É importante inserir a comunidade nas funções do Tribunal. Hoje terei a oportunidade de passar os meus conhecimentos sobre gastos públicos e controle social a esses estudantes. Darei ênfase a recursos públicos na educação para demonstrar a importância da cooperação desses alunos com os órgãos fiscalizadores”, declarou.
Iniciativa
Levar colaboradores do Tribunal para dentro das escolas é uma iniciativa que acrescenta muito conhecimento à vida dos estudantes, de acordo com a coordenadora do colégio visitado, Andréia de Lima. “Eu percebo no dia a dia a necessidade dos alunos conhecerem as funções dos órgãos públicos. Além disso, é uma oportunidade deles conhecerem diferentes áreas profissionais, principalmente os vestibulandos. A vinda do TCE ao Governador Valadares despertará nos alunos mais gosto pelo conhecimento”, disse.
Esta edição do TCE vai à Escola ainda vai passar próxima terça, 12, pelo Colégio Djenal Queiroz, e na próxima quarta, 13, pelo Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg.
Fonte: TCE
Foto: Cleverton Ribeiro