Devido informações divulgadas nas redes sociais, a Secretaria de Estado da Saúde explica que o tomógrafo instalado no Hospital Regional de Itabaiana deve entrar em operação nos próximos 30 dias.
É importante registrar que aquisição desse equipamento se deu no dia 2 maio de 2017, quando a última gestão da SES aderiu a uma Ata de Registro de Preços nº 80/2016 da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A atual gestão, por sua vez, deu toda a celeridade necessária ao processo e já em maio deste ano realizou o pagamento das duas parcelas assim pactuadas mediante acordo financeiro com a empresa Siemens.
Como a Siemens deu um prazo de 60 dias úteis após o pagamento da última parcela para que a empresa fabricante liberasse o software fizesse a primeira ligação e o treinamento da equipe que irá operar o tomógrafo, estamos, portanto, dentro do prazo.
No entanto, para o tomógrafo entrar em funcionamento, foi necessário realizar um cronograma de ações que começou com a preparação da sala específica para sua instalação e assim foi feito.
A SES informa, ainda, que os pacientes não sofrem desassistência, tendo em vista que aqueles que precisam passar por um exame de tomografia são encaminhados para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que dá este suporte ao Hospital Regional ou regulados pelo Complexo Regulatório para a Clinradi.
O exame de tomografia computadorizada auxilia no diagnóstico do paciente, contribuindo, assim, para a resolutividade no tratamento.
Fonte: Ascom SES