Depois de quase um mês os pacientes oncológicos do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) retomaram o tratamento da chamada ‘quimioterapia branca’ nesta terça-feira (15). O motivo era a falta do remédio “Taxol”, uma substância utilizada durante 12 semanas para combater o câncer.
A Secretaria de Estado da Saúde realizou a compra de 1.800 caixas do medicamento Taxol (Paclitaxel). Desse total uma parte já chegou em Sergipe e foi distribuída para a unidade hospitalar na última segunda-feira (14). De acordo com a SES, os tratamentos foram retomados nesta terça-feira, 15, e o restante do medicamento será enviado pela empresa responsável e deverá chegar a Sergipe em breve.
Segundo o diretor de Suprimentos e de Patrimônio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Cristiano de Melo, o objetivo da secretaria é deixar o estoque do medicamento sempre em alta, para que não haja mais a falta do fornecimento aos pacientes. “De três em três meses, o Centro de Distribuição faz a solicitação do medicamento. Nós pedimos 1.800 caixas para os próximos três meses, devido ao cálculo de consumo médio da unidade, com certa margem de folga, que é em torno de 600 caixas por mês. Já chegou a primeira remessa, com 400 caixas, e no decorrer dos próximos dias, deverá chegar a segunda parte”, explicou.
Fonte: ASN