Nessa terça-feira, dia 15, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por unanimidade os mandatos dos vereadores por Aracaju, Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica. De acordo com o TSE, o crime eleitoral seria por conta de uma fraude à cota de gênero, promovida por parte do Partido Social Cristão (PSC) na eleição para a Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju (SE) em 2020.A decisão foi dada nos termos do voto do relator e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves
Vale destacar que nas eleições de 2020, haviam 32 candidatos na chapa do PSC, entre eles, 10 eram dentro da cota de gênero para mulheres. No processo, a justiça eleitoral detectou que quatro mulheres tinham sido candidatas e nenhuma delas, tinham sido votadas. Ou seja, as referidas candidatas não tinham nem votado nelas mesmas.
Pelo menos em algumas justificativas, dão conta que duas das quatro mulheres haviam desistido de serem candidatas. Uma outra, estava sem filiação partidária, conflito ocasionado por dupla filiação e/ou entra da ficha partidária ao partido pleiteado.
Diante do problema jurídico eleitoral enfrentado pelo PSC, os vereadores, Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, sem culpas e com uma campanha limpa, foram prejudicados.
Por: Portal Imprensa1
Foto: Divulgaçã:Internet – Facebook