Em comemoração ao Centenário de nascimento de Paulo Freire, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe instituiu 2021 ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’. Projeto de Lei nº 8.779/20 é de autoria do Deputado Estadual Iran Barbosa. Serão realizados debates, conferências e apresentação de documentário sobre vida e obra de Paulo Freire.
A Alese preparou uma programação completa que pode ser acompanhada pelo canal da TV Alese 5.2, aqui no site ou nas redes sociais oficiais, com o início na Conferência de Abertura ‘A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire no Século XXI’, e mais quatro meses redondas com palestrantes renomados. Outra programação paralela, marcada para 14 de setembro, apresentará cinco documentários sobre o homenageado.
Prof Dr. Cristian Góes (UFS)
02.09.2021 (quinta-feira), às 10h
Plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Em 1943 entrou para a Universidade do Recife para cursar Direito, mas nunca exerceu a profissão, preferindo trabalhar como professor de Língua Portuguesa numa escola de segundo grau.
Em 1961, já atuava como Diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, período em que seu programa de alfabetização popular dava os primeiros passos.
O grande feito levou Paulo Freire ao cargo de Diretor do Programa de Alfabetização no Governo João Goulart, que pretendia alfabetizar 16 milhões de adultos em todo o Brasil, o que não aconteceu por conta do Golpe Militar de 1964.
Durante o Governo Militar, Paulo Freire foi preso e exilado. Durante seu exílio escreveu o livro “Pedagogia do Oprimido”, divulgado em diversas línguas. Freire só retornou ao Brasil em 1980, época na qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores, passando a atuar como Supervisor do Programa para Alfabetização de adultos até 1986.
De 1989 a 1991, Freire foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Paulo Freire morre em 1997 vítima de um ataque cardíaco, deixando um importante legado para a Educação Brasileira e se tornando o pensador brasileiro mais citado em universidades da área de humanas ao redor do mundo.
Reprodução: www.imprensa1.com