A emergência que causou a internação do cantor sertanejo Luciano na manhã desta sexta-feira, em Curitiba, poderia facilmente tê-lo matado, dizem especialistas.
A hipocalemia aguda, quadro gerado por uma perigosa redução da concentração de potássio na circulação sanguínea, pode causar, além de cansaço e câimbras em excesso, palpitações, arritmia cardíaca e até a parada total do coração.
“O potássio é fundamental em diversas reações celulares e principalmente na função cardíaca”, explica o cardiologista Marcelo Sampaio, dos hospitais Dante Pazzanese e Oswaldo Cruz, de São Paulo.
Diretamente ligado à ativação elétrica do coração, o potássio ajuda na contração do músculo cardíaco e assim no bombeamento do sangue.
Quando o nível de potássio está muito abaixo do normal, o coração pode parar.
Na avaliação de Sampaio, o abuso de diuréticos poderia inclusive ter provocado a reação inesperada do cantor, que entrou no palco após o início do show e anunciou o fim da parceira de 20 anos com o irmão Zezé di Camargo.
“O nível baixo de potássio pode gerar alteração mental. A pessoa permanece consciente, mas fica fragilizada, estafada. Se ele já tinha a ideia de se afastar dos palcos, no estado debilitado pode ter perdido a autocensura e falado de uma forma que não aconteceria em uma situação menos adversa.”
Fonte: http://saude.ig.com.br