Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificará a vacinação nos próximos sábados, dias 18 e 25 deste mês, e também no dia 2 de dezembro, disponibilizando a vacina em postos fixos, das 9h às 16h.
No município, a vacinação antirrábica foi dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio. A meta da Campanha é vacinar em torno de 48 mil animais, o que corresponde a 80% do número estimado em Aracaju. A segunda etapa da campanha será iniciada neste sábado, 18, com os postos fixos estratégicos, que contemplarão os bairros Farolândia, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruana, Robalo, Areia Branca, 17 de Março, Santa Maria, São Conrado, e a Orla Pôr do Sol.
De acordo com o supervisor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim, a raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características.
“A vacina é a principal forma de prevenção da doença e, para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. São contemplados na campanha caninos e felinos com idades a partir de 3 meses de vida, que estejam saudáveis e que não tenham realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Os animais mais agressivos devem usar focinheiras, para evitar acidentes, e coleiras para evitar fugas”, explica Bonfim.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Agência de Noticias de Aracaju