O deputado Valadares Filho (PSB-SE) manteve, hoje, audiência com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, para solicitar urgência na liberação de recursos para os municípios do sertão sergipano que estão sofrendo com a seca.
Valadares Filho, que esteve acompanhado de vários prefeitos dos municípios atingidos pela seca, argumentou que o abastecimento de água está sendo feito por meio de caminhões pipa, mas, além de insuficiente para atender a necessidade das famílias, tem um custo alto. “Por isso, a necessidade urgente da liberação de recursos para aumentar o fornecimento de água”.
O parlamentar sergipano ressaltou, na tribuna da Câmara dos Deputados, que a seca é um problema que, há séculos, aflige o povo nordestino, em especial aqueles que residem no sertão. Valadares Filho disse que a inclemente falta de chuva faz com que milhares de famílias nordestinas abandonem suas terras e migrem para as periferias das grandes cidades, em busca de melhores condições de vida. “Sabemos que regularizar o fornecimento de água vai minimizar o sofrimento das pessoas que vivem no sertão”.
O ministro Fernando Bezerra comprometeu-se a liberar recursos na ordem de R$ 150 a R$ 200 mil para cada município assim que as prefeituras atenderem as exigências de documentação.
Os prefeitos Roberto Araújo, de Poço Redondo; Luana Michele de Oliveira Silva; de Nossa Sra. da Glória-SE; José Adelmo Alves, de Tomar do Geru; Antonio da Fonseca Dórea de Poço Verde-SE; José Arinaldo, de Frei Paulo; acompanharam o deputado Valadares Filho na audiência. Além dos prefeitos, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e o deputado Heleno Silva (PRB-SE) também compareceram à audiência.