O vereador Jailton Santana (PSC) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 15/6, para fazer reivindicações em nome dos taxistas.
O parlamentar afirmou que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é conivente as ações de Antonio Samarone, que está a frente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Na opinião do parlamentar, Samarone não trata as questões voltadas ao trânsito com responsabilidade. Ele ainda considerou que o superintendente persegue a categoria e trata-os com descaso.
De acordo com Jailton, a CMA cria e aprova projetos que beneficiem os taxistas, entretanto, observa a falta de compromisso do gestor municipal com a categoria. Segundo o vereador, existem dois projetos aprovados que foram engavetados pelo Executivo e mais um ao qual se apropriou para receber o mérito da criação. “Um deles diz respeito a implantação de propaganda na parte traseira do veículo, esta seria uma maneira de o taxistas ganhar um dinheiro extra através publicidade”, disse.
Já o projeto em que Jailton julgou ter sido “roubado” pelo prefeito foi de autoria deste mesmo parlamentar. “Em agosto do ano passado eu apresentei o projeto de adesivamento, ao qual permitia ao taxista comprar o carro em qualquer cor e fizesse a plotagem na cor branca que é a oficial para a prestação do serviço. Obtive êxito na primeira discussão e o prefeito temendo a aceitação do projeto encaminhou votação contrária. Daí após quase um ano ele apresentou o mesmo projeto dizendo que era inovador e de autoria do Executivo”, recordou.
Na ocasião, o parlamentar contou o episódio em que a SMTT promoveu uma blitz ontem para determinar a retirada de películas nos vidros dos veículos dos taxistas. “O próprio sistema nacional de trânsito estabelece a colocação de películas. Está presente no Código de Trânsito Brasileiro e Samarone só para complicar a vida dos taxistas manda retirarem as películas.”, contou. Na opinião de Santana, o gestor público erra ao manter Samarone a frente da SMTT. Na ótica dele, o superintendente só está preocupado em arrecadar com multas e perseguir os taxistas. “Cadê que vai fiscalizar os taxis e lotações clandestinas?”, questionou.
Jailton também declarou que a PMA, através do projeto de adesivamento, determinou que os taxistas coloquem faixa refletiva e brasão da prefeitura no veículo. Ele falou que através da ordem, a categoria deverá providenciar a caracterização imediatamente. “Eles sequer foram informados a respeito do prazo. Os taxistas querem uma reunião com Samarone para tentar rever o prazo, pois, o custo é caro. Somente a caracterização sairá por mais de R$ 200,00 e diante da pouca arrecadação dos taxistas fica inviável cumprir a determinação de imediato”, ressaltou.
Em aparte, o vereador Nitinho (DEM) considerou que Antonio Samarone trata os parlamentares da Casa e os taxistas com descaso. “Ele não recebe nem os colegas da própria bancada ao qual dá sustentação. Samarone também não dá ouvidos as queixas da categoria. Os taxistas formaram uma comissão para tentar dialogar com o superintendente e ele sequer atendeu a categoria”, falou. No que diz respeito a padronização e personalização dos táxis, o demista avaliou que seria interessante a SMTT abrir licitação para uma empresa aracajuana prestar o serviço a custo mais barato. “Entendo que diante do contexto atual sobre a categoria que tem que concorrer com os clandestinos para garantir o pão de cada dia, é que o valor a ser pago tanto pela plotagem quanto pela caracterização fica inviável”, declarou.
Ao final do pronunciamento, Jailton informou que ontem a Justiça concedeu liminar proibindo que os agentes de trânsito continuem aplicando multa aos motoristas. “A SMTT fazia permitia tal prática de forma arbitrária. Outra determinação da justiça diz respeito ao monitoramento das câmeras. A superintendência também deverá suspender o serviço, tem que cumprir a determinação judicial”, completou. Diante dos arguemntos do parlamentar é que Jailton aformou que irá apresentar um abaixo assiando para retirar Antonio Samarone da SMTT. “Conto com as assinaturas dos vereadores para enviar ao prefeito e o mesmo tirá-lo da pasta”, finalizou.
Fonte: Assessoria Câmara – Lucivânia Pereira e Viviane Cavalcante
Fotos: Alberto Dutra