Desde o ano passado, o vereador Jailton Santana (PSC) tem discutido, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), as más condições dos abrigos e terminais de ônibus da capital. Na última sexta-feira, 20, o parlamentar foi procurado por diversos membros da imprensa para falar sobre o assunto.
Na sessão dessa terça-feira, 01/11, Jailton foi à tribuna para, mais uma vez, abordar essa questão. De acordo com o parlamentar, os abrigos estão em situação precária. “Colegas vereadores, eu posso até estar sendo repetitivo nessa Casa quando trago minha preocupação em relação aos abrigos.
No entanto, não podemos calar diante dessa situação. Em menos de 15 dias, dois abrigos desabaram em nossa capital. O primeiro foi na praça Olímpio Campos.
O outro desabou na Avenida Chanceler Osvaldo Aranha e, por sorte, isso ocorreu na noite de um domingo, quando havia pouco movimento no local”, explicou. Durante a sessão, o vereador tinha em mãos uma indicação apresentada por ele ano passado, no dia 17/11, solicitando providências da SMTT para recuperação dos abrigos de ônibus, cujas estruturas ofereciam riscos à população. Em resposta à indicação, a SMTT informou que estava iniciando o levantamento cadastral para a captação de recursos e reforma dos abrigos.
Ainda na tribuna, Jailton mostrou aos presentes na sessão uma série de vídeos e imagens que apontam os problemas dos abrigos e transportes públicos em Aracaju. “Semana passada fui convidado pelo portal F5 News para fazermos uma visita aos principais abrigos e terminais. As imagens são claras e retratam uma situação absurda. Estão esperando que aconteça uma tragédia.
Esse alerta está sendo feito desde o ano passado, mas a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) nada faz.
Vale ressaltar que a prefeitura arrecadou mais de 50 milhões e, mesmo assim, não vemos investimentos”, afirma o parlamentar.
Apartes
O vereador Nitinho (DEM), que gentilmente cedeu alguns minutos do seu pronunciamento para que Jailton continuasse mostrando os vídeos, também parabenizou o parlamentar pelo pronunciamento. “Há um ano vejo que o amigo vem denunciando essa questão dos abrigos de ônibus. Vemos que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não está nem aí com o seu discurso.
Se uma mulher grávida estiver no ponto de ônibus, ela precisa escolher quem vai ficar no sol, se é ela ou a barriga, porque não dá nem para uma pessoa ficar nos abrigos, já que a maioria deles está sem cobertura. Mais uma vez parabenizo-o pelo debate, pois é necessário que alguém tome providências”, disse. Já o vereador Juvêncio Oliveira (DEM), fez apenas um questionamento. “Vossa Excelência contempla, na manhã de hoje, o dia de finados, trazendo para nós um filme de terror?”, ironizou.
Ao final do pronunciamento, Jailton fez um apelo à PMA. “Não vamos deixar acontecer o pior. As imagens foram claras. Há um comprometimento das estruturas desses abrigos. O prefeito Edvaldo precisa acolher essa responsabilidade e dizer onde está gastando o dinheiro arrecadado.
O povo paga caro. A tarifa do transporte coletivo em Aracaju é uma das mais caras do Brasil. Espero que as providências sejam tomadas para que a população não continue sofrendo com esse problema”, finalizou.
Fonte: Lays Millena / Assessoria