O vereador Ivaldo José (PSD) usou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 25, para falar sobre a segurança no trânsito. O parlamentar mostrou-se preocupado com os constantes acidentes de trânsito com mortes e que envolvem um número crescente de jovens.
Para Ivaldo, a época do Carnaval é um período muito crítico e é preciso redobrar a atenção. “Faço apelo aos pais para que tomem cuidado com os seus filhos. Pesquisas comprovam que de cada 10 acidentes, existe um jovem entre 18 e 26 anos ao volante e a maioria habilitado”, revelou. Segundo o vereador, os pais precisam compreender que estar habilitado não é sinônimo de estar preparado para encarar o trânsito das cidades e as autopistas.
“Dirigir com competência e segurança requer anos de prática para ter a malícia do transito e praticar a direção defensiva. Só o tempo nos dá a segurança necessária, mesmo assim não nos livra dos acidentes”, disse. Ivaldo pediu para que os jovens possam ter consciência dos perigos da combinação álcool e direção. “Nas madrugadas, os jovens estão com seus carros em postos de gasolina fazendo o uso de bebidas alcoólicas e Isso leva às tragédias”, frisou.
Ivaldo deixou claro que não é contra a diversão, no entanto, é preciso que se tenha responsabilidade ao sair para curtir. “Querem brincar? Escolha um amigo que não bebe e não tenham pressa. Ao volante tem que ter responsabilidade para que não tenhamos uma multidão de jovens mutilados que, quando não morrem, acabam ficando com graves sequelas”, enfatizou.
Por Bruno Almeida
Foto 1: ilustrativa, retirada do portal Nova Criatura http://www.novacriatura.org/?p=190
Foto2: Acrisio Siqueira