
Durante o Pequeno Expediente da 92º sessão ordinária, realizada nesta terça-feira, 28, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju destacaram a situação dos ambulantes do Centro, o contrato de consultoria do transporte público e a valorização dos servidores públicos.
O vereador Camilo Daniel (PT) iniciou sua fala tratando do episódio ocorrido na segunda-feira (27), envolvendo ambulantes do centro da cidade. Ele destacou o papel da Câmara de Aracaju no diálogo com a gestão municipal e na busca por soluções para o comércio informal. Segundo o parlamentar, após audiência pública na Casa Legislativa e negociações com a Emsurb, foram alcançados três avanços: a permanência dos ambulantes fixos nas calçadões, a criação de uma feira permanente para vendedores de frutas, verduras e raízes, e a construção de um camelódromo no Beco dos Cocos, que passará por revitalização.
Camilo criticou, no entanto, a forma como foi conduzida a entrega das bancas da nova feira, apontando falta de sorteio público e transparência, além do uso de força desproporcional por parte da Guarda Municipal durante a mobilização dos trabalhadores. Ele afirmou que o sorteio das bancas deveria ter sido público e lamentou que a gestão não tenha aguardado até o final do ano para realizar a realocação dos trabalhadores.
O vereador Fábio Meireles (PDT) utilizou seu tempo para exibir um vídeo de 2022, no qual a então vereadora e atual prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, criticava um contrato de R$ 2 milhões firmado pela gestão anterior para a realização de um estudo sobre a licitação do transporte público. Meireles destacou que, na época, Emília considerava o valor elevado, mas agora, como prefeita, autorizou um contrato de R$ 2,7 milhões para a revisão do mesmo estudo.
Encerrando o Pequeno Expediente, o vereador Iran Barbosa (PSOL) fez uma homenagem aos servidores públicos pelo Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro. Ele ressaltou a importância desses profissionais para o funcionamento do Estado e criticou a falta de valorização e respeito às categorias. Iran alertou ainda para os riscos da proposta de Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional, afirmando que o enfraquecimento do serviço público impacta diretamente a população. “Um ataque ao serviço público é um ataque direto ao povo deste país”, afirmou o vereador.
Foto: Luanna Pinheiro
Por: Isabel Chaves












